Um salto metodológico para a análise filosófica do cinema equatoriano
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))

Palavras-chave

Cinema; cinema equatoriano; filosofia; método; teoria do método. Cine; cine ecuatoriano; filosofía; método; teoría del método Cinema; Ecuadorian cinema; philosophy; method; method theory.

Como Citar

Solano Ortiz, C. A. (2023). Um salto metodológico para a análise filosófica do cinema equatoriano. Resistances. Journal of the Philosophy of History, 4(8), e230119. https://doi.org/10.46652/resistances.v4i8.119

Resumo

Desde o surgimento do cinema, a filosofia tem estado presente na criação de filmes como um elemento essencial que acompanha a expressão audiovisual e a linguagem narrativa dos filmes. Entretanto, o cinema equatoriano não conta com um método específico de análise filosófica dos temas abordados nos filmes. Por isso, neste estudo, foi estabelecido o objetivo de desenvolver uma proposta metodológica de análise filosófica por meio de uma revisão bibliográfica e cinematográfica para descobrir as incidências filosóficas no cinema equatoriano/contemporâneo. Para isso, foi implementada uma metodologia qualitativa, baseada em uma teoria fundamentada e em uma revisão bibliográfica, teórica e cinematográfica sobre a constituição do método de análise e a relação entre filosofia e cinema. Nesse sentido, concluiu-se que o cinema equatoriano contemporâneo necessita de uma proposta metodológica para sua análise filosófica, uma vez que os temas abordados são de fundamental importância para a compreensão das condições sociais, econômicas, políticas, psicológicas, éticas e morais que afetam os indivíduos na sociedade equatoriana.

https://doi.org/10.46652/resistances.v4i8.119
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))

Referências

Altman, R. (1999). Los géneros cinematográficos. (C. R. Suárez, Trad.). Paidós.

Andrade, J. (Director). (2012). Mejor no hablar (de ciertas cosas). [Película]. Punk S.A.

Arráez, M, Calles, J., Moreno, L. (2006). La Hermenéutica: una actividad interpretativa. SAPIENS, 7(2).

Araujo D. (Director). (2014). Feriado. [Película]. Luna films Audiovisual/Centro de Estudios para la Producción Audiovisual (CEPA)/Abaca Films.

Aristóteles (2015). Física. Acerca del alma poética. (G. de Echandía, T. Calvo y V. García, Trad). Gredos.

Aumont, J., Bergala, A., Marie, M. y Vernet. M. (2012). Estética del cine. Espacio fílmico, montaje, narración, lenguaje. (S. Zierer, Trad.). Paidós.

Aumont, J., y Marie, M. (2002). Análisis del film. Paidós.

Badiou, A. (2004). El cine como experiencia filosófica. Pensar el cine 1. Imagen, ética y filosofía. Manantial.

Benet, V.J. (2014). La cultura del cine. Introducción a la historia y la estética del cine. Paidós.

Cadús, R. (2020). Filosofía del cine. El pensamiento por otros medios. Eidos, 33, 319-347.

Casetti, F. (2010) Teorías del cine 1945-1990. (4ta. ed) (P. Linares, Trad.). Cátedra.

Cavell, S. (1996). Contesting Tears: The Hollywood Melodrama of the Unknown Woman. Chicago University Press.

Cordero, S. (Director). (2016). Rabia. [Película]. Haut e court. https://www.youtube.com/watch?v=qyeUoJS76Cw

Chateau, D. (2012). Cine y filosofía. (S. Lavado, Trad.). Colihue.

Cine y filosofía. (5 de mayo del 2016). Román Gubern. [Video]. Yotutube. https://www.youtube.com/watch?v=Y4VoXmsW1vY.

Chavolla, A. (2015). Filosofía del Cine. Sincronía. Universidad de Guadalajara. Sincronía, 67, 1-17. https://www.redalyc.org/pdf/5138/513851505004.pdf

Cordero, S. (Director). (1999). Ratas, ratones, rateros. [Película]. Cabezahueca.

Deleuze, G. (2013). La imagen-movimiento. Estudios sobre el cine 1. (I. Agoff, Trad.) Paidós.

Descartes, R. (1983). Discurso del método. Reglas para dirección de la mente. (A, Rodríguez y F. de la P. Samaranch, Trad.). Orbis.

Eco, U. (1971). Sobre las articulaciones del código cinematográfico. Problemas del nuevo cine. Alianza editorial

Donoso, J. (Director). (2013). Saudade. [Película]. Silencio Films/Enfoque/Cineina/ Shut up & Colour Pictures.

Expósito Martín, J. (2020). Antropología visual: Del registro etnográfico al cine compartido. Boletín Del Museo Chileno de Arte Precolombino, 25(2), 31–47. https://doi.org/10.4067/S0718-68942020000200031

Espinoza, E. (2018). El problema de investigación. Revista Conrado, 14(64), 22-32. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v14n64/1990-8644-rc-14-64-22.pdf

Finol, M., & Vera, J. L. (2020). Paradigmas, enfoques y métodos de investigación: análisis teórico. Mundo Recursivo. Revista Cientifica, 3(1), 1-24

Flores, E., Da Nobrega, B. y Nolasco, A. (2020). Comprensión Narrativa: Análisis del Concepto y una Propuesta Metodológica. Psicologia. Teoria e Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772E3635

Foucault, M. (2002b). La arqueología del saber. (A, Garzón del Camino, Trad.). Siglo XXI. https://monoskop.org/images/b/b2/Foucault_Michel_La_arqueologia_del_saber.pdf

García, W. (2021). Alain Badiou y la educación como proceso de subjetivación a través de verdades. Colección de Filosofía de la Educación, (31), 167-188.

Jarvie, I. (2011). Filosofía del cine. Epistemología, ontología y estética. (C. Ors Trad.). Síntesis.

Kubrick, S. (Director) (1971). La naranja mecánica. [Película]. Polaris Productions

Luzuriaga, C. (Director). (1990). La tigra. [Película]. Grupo cine.

McKee. R. (2003). El guion. Sustancia, estructura, estilo y principios de la escritura de guiones. (J. Lockhart, Trad.). Alba editorial.

Metz, C. (1959). Cine: ¿Lengua o lenguaje? Cahiers du cinema. 94, 57-114.

Mite Basurto, A. (2022). Breve recorrido por el cine ecuatoriano y su representación social. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 10(1).

Monje, C. (2011). Metodología de la investigación cuantitativa y cualitativa. Guía didáctica. Universidad Sur Colombiana.

Mora. I. (Director). (2012). Sin otoño, sin primavera. [Película]. Corporación La República Invisible, Caberu Production, Antorcha Films.

Muñoz, H. (2020). Filosofía y cine. Filosofía sobre cine y cine como filosofía. Prensas de la Universidad de Zaragoza.

Nieto, I. (2021). Reflexión sobre cine y filosofía: una mirada de la filmografía cantinflesca desde Friedrich Nietzsche. Ciencia y Sociedad, 46(3), 47-57. https://doi.org/10.22206/cys.2021.v46i3.pp47-57

Sulbarán, E. (2000). El análisis del film entre la semiótica del relato y la narrativa fílmica, Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, 31, 44-71.

Sander, S. (2008). The Philosophy of Popular Culture. The University Press of Kentucky.

Torralba, J. (2011). La teoría kantiana de la acción: De la noción de máxima como regla autoimpuesta a la descripción de la acción. Tópicos (México), (41), 17-61.

Vanoni, G., y Rodriguez, G. (2017). Los conglomerados empresariales en el Ecuador: un análisis histórico, económico y político. Apuntes del cenes, 36(63), 247-278.

Zavala, L. (2021). Enseñar filosofía a través del cine: un panorama bibliográfico. Praxis & Saber, 12(29), e12802. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.12802

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 César Augusto Solano Ortiz

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...