Guidelines

>> NORMAS EDITORIAIS

Baixe o seguinte PDF, onde você encontrará todas as informações relativas a citações, referências, sugestões, etc.

>> Normas editoriais: English version | Spanish version | Portuguese Version

 


>> >> SEÇÕES DA REVISTA

 

Seção de Dossiê, Seção Geral, Seção de Rsenhas

A natureza do artigo submetido deve ser original, inédito, todos os artigos serão revisados pelo software CrossRef Similarity Check, a fim de evitar o plágio acadêmico.

 

 


>> TIPO DE ARTIGOS:

Artigos teóricos

Artigos de pesquisa/estudos de caso

Resenhas

 


>> MODO DE APRESENTAÇÃO

Como a revista utiliza o processo de revisão duplo-cego, os autores devem preparar seu manuscrito de forma anônima.

O autor deve enviar dois arquivos para: resistances@religacion.com | resistances.jophi@gmail.com

Autor e detalhes do artigo

Primeiro arquivo, somente a página de informações do autor (Download do formulário de informações do autor).

Versão anônima do artigo

O segundo arquivo contém apenas o corpo do artigo, ou seja: título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão/conclusão, e referências.

O segundo arquivo será enviado aos revisores, portanto, o nome do(s) autor(es) não deve aparecer.

 


 

INFORMAÇÕES GERAIS

Os autores que submetem artigos a esta revista concordam com as seguintes condições:

- Os autores retêm os direitos autorais e cedem à revista o direito de primeira publicação, com a obra registrada sob a atribuição Creative Commons - nenhuma licença de obras derivadas, que permite a terceiros redistribuir, comercial ou não comercialmente, o que é publicado, desde que a obra circule em sua totalidade e inalterada.

- Os autores que submeteram sua obra não devem tê-la submetido simultaneamente a outros periódicos científicos.

- Os autores podem fazer outros arranjos contratuais independentes e adicionais para a distribuição do artigo publicado nesta revista (por exemplo, inclusão em um repositório institucional ou publicação em um livro) desde que indiquem claramente que o trabalho foi publicado pela primeira vez em RESISTANCES. Em caso de reprodução, uma nota semelhante à seguinte deve ser incluída: Este texto foi originalmente publicado em RESISTANCES. JOURNAL OF THE PHILOSOPHY OF HISTORY N° --, seção -----, número de páginas, ano de publicação.

O Conselho Editorial se reserva o direito final de decidir sobre a publicação dos artigos, bem como o número e a seção em que eles aparecerão. A revista se reserva o direito de fazer pequenas correções de estilo.

- Todos os artigos devem cumprir as diretrizes éticas para publicações encontradas em http://resistances.religacion.com/index.php/about/ethics

 

Financiamiento

Resistances es una revista Gold Open Access, que permite el acceso gratuito a todos sus documentos de inmediato.
CICSHAL-RELIGACIÓN, Centro de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades desde América Latina, financia parcialmente o trabalho da Revista Resistencias, como instituição privada. Entretanto, recebemos doações mínimas de autores que nos permitem cobrir os custos do processo editorial (edição, design, filiação, software anti-plágio, DOI, licenças de software como Microsoft, Adobe, etc.).

https://buy.stripe.com/5kA9CI7Z33xMbIYeV0

https://paypal.me/cicshal

Licencia de Creative Commons

 

>> NORMAS EDITORIAIS

Instruções gerais

Salve seu artigo como DP versão curta do artigo title.docx (DP-Perspectivas geopolíticas e sociocomunitárias.docx).

Evite ao máximo a auto-citação e em nenhuma circunstância é permitido um artigo reciclado. Todos os artigos submetidos à revista são submetidos ao software iThenticate Similarity Check da CrossRef (15% permitido).

Evite o uso de linguagem não escolar e declarações subjetivas. Apoiar as reivindicações propostas usando linguagem clara e explícita.

Evitar parágrafos curtos ou excessivamente longos (entre 100 e no máximo 200 palavras). Alternar o uso de conectores que ligam os diferentes parágrafos.

Recomenda-se que você utilize autores atuais relevantes para sua justificação, pelo menos 30% de suas referências devem vir de autores e periódicos presentes em Journal Citation Reports (JCR), Scopus, REDIB, Dialnet Metrics, ERIHPLUS.

Em nenhum caso os nomes das fontes ou autores citados devem ser escritos em letras maiúsculas (ROMO, 2008, p. 9). Devem sempre ser escritos em estilo de frase (Romo, 2008, p. 9).

Tabelas e gráficos: Seja uma tabela, gráfico, gráfico, imagem, estes devem ajudar a explicar uma situação, argumento ou dados importantes. Lembre-se de prefaciar o recurso com o título e depois anote a fonte do recurso.

Para isso, o recurso deve ser anunciado no parágrafo anterior. Por exemplo: O fluxo de trabalho para a produção de uma revista envolve vários aspectos, como mostrado na Figura 1.

 


1. critérios técnicos

a. Comprimento do artigo: 4000 a 9000 palavras (incluindo referências bibliográficas).

b. Se o artigo for escrito por um único autor, o artigo deve ser escrito na terceira pessoa (para ser analisado).

c. Se o artigo for escrito por dois ou mais autores, é permitido o uso do plural da primeira pessoa (Aqui analisamos).

d. A redação deve apresentar argumentos específicos, evitando divagar idéias que não sejam relevantes para a proposta e apelando para uma economia de linguagem que permita uma leitura amigável do artigo.

e. Escrever em espaçamento simples, no tamanho de página A4. O estilo da fonte a ser usada deve ser Times New Roman 12 ponto. (Use o modelo de acordo com seu caso: artigo de pesquisa, artigo teórico, estudo de caso, revisão).

f. Não utilize notas de rodapé.

g. Citações e listas de referência devem ser submetidas no estilo 7ª edição da APA.

h. Use aspas duplas invertidas para citações dentro do parágrafo.

i. Coloque todas as vírgulas invertidas dentro de outros sinais de pontuação.

j. A separação das seções deve ser feita utilizando números ordinais.

1. INTRODUÇÃO

1.1 Subtítulo

1.2 Subtítulo

1.2.1 Subtítulo

2. MÉTODOS

2.1 Subtítulo

 

k. As contribuições escritas em língua espanhola devem cumprir os critérios da Academia Real da Língua Espanhola.

l. Número de autores: são permitidos até 4 autores (recomenda-se aplicar o princípio da paridade de gênero, e valoriza-se que a origem institucional dos autores seja diversa).

 


2. CITAÇÕES (7ª edição da APA)

Todas as submissões devem seguir o estilo da 7ª edição da APA no corpo do texto e seguidas por uma lista completa dos trabalhos citados no final. Para qualquer esclarecimento necessário do Estilo 7 da APA, favor consultar as informações no parágrafo g da seção anterior.

Certifique-se de que a lista de obras citadas inclua todas as referências citadas e tenha detalhes bibliográficos completos; não simplesmente importe citações de um programa externo sem editar e corrigir a lista de obras citadas. (Respeite o uso correto dos dados e marcas de pontuação).

Dois aspectos devem ser levados em consideração ao apresentar uma idéia com seus respectivos créditos: se ela é citada literalmente (citação direta) ou parafraseada (citação indireta), e qual é o foco a ser dado a ela, seja sobre o autor (citação narrativa) ou sobre a própria idéia (citação parentética).

 


2.1 Citações diretas

As citações diretas podem ser curtas (até 40 palavras) ou em bloco (mais de 40 palavras):

2.1.1 Cotações curtas (dentro do parágrafo)

As citações curtas são consideradas como sendo aquelas de até 40 palavras e devem ser escritas em vírgulas invertidas, sem itálico e dentro do parágrafo.

a. Parentético

A raiva é considerada uma simples reação humana, e o pecado da raiva depende do grau em que ela se manifesta: "Quando o movimento instintivo passional da raiva é despertado, ela nos cega, nos estupidifica e nos transforma em uma espécie de besta teimosa. Este excesso é prejudicial, mas acredito que é necessário um ponto de raiva" (Savater, 2005, p. 81).

b. Narrativa

Para Savater, como para muitos, a raiva é uma simples reação humana, e o pecado da raiva depende do grau em que ela se manifesta: "Quando o movimento instintivo passional da raiva é despertado, ela nos cega, nos estupidifica e nos transforma em uma espécie de bestas teimosas. Este excesso é prejudicial, mas creio que é necessário um ponto de raiva" (2005, p. 81).

 


2.1.2 Citação em bloco (parágrafo separado)

Citações com mais de 40 palavras devem estar em um bloco separado, sem vírgulas e recuos.

a. Parentético:

Em última análise, o assentamento de brancos, mestiços e alguns escravos se deveu às políticas de agregação e segregação de terras para a exploração de gado e culturas:

A confiscação das terras dos índios foi legalmente justificada. Entre 1750 e 1800, quando as comunidades indígenas do leste da Colômbia foram submetidas a uma política de agregação-segregação de terras, as vendas de cerca de 68 resguardos totalizaram aproximadamente 110.308 pesos. Em 1778, Moreno y Escandón informou de San Gil que a venda de apenas 18 aldeias tinha representado uma renda para o tesouro de 45.560 pesos (Tovar, 1986, p. 23).

b. Narrativa:

A colonização de brancos, mestiços e alguns escravos está diretamente relacionada às políticas de agregação e segregação de terras, que Tovar adverte, para a exploração de gado e colheitas:

Legalmente, a apreensão de terras indígenas era justificada. Entre 1750 e 1800, quando as comunidades indígenas do leste da Colômbia foram submetidas a uma política de agregação e segregação de terras, o valor das vendas de cerca de 68 resguardos foi de aproximadamente 110.308 pesos. Em 1778, Moreno y Escandón informou de San Gil que a venda de apenas 18 aldeias tinha representado uma renda para o tesouro de 45.560 pesos (1986, p. 23).

 


2.2 Cotações indiretas

a. Parentético

Finalmente, a ruralidade pode se referir ao desenvolvimento rural, no qual são contempladas estratégias para atender às populações marginalizadas, vulneráveis, desarticuladas, etc. (Dirven et al., 2011).

b. Narrativa

Finalmente, Dirven et al. (2011) definem a ruralidade com base no desenvolvimento rural, que inclui estratégias para lidar com populações marginalizadas, vulneráveis, desarticuladas, etc.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências utilizadas devem ser listadas em ordem alfabética no final do artigo (APA 7ª edição).

 

Livros

> Um autor

Sobrenome, Nome inicial (Ano). Título do livro. Editora

Habermas, J. (2008). Entre a Razão e a Religião: Dialética da Secularização. Fondo de Cultura Económica

[Separar o sobrenome da inicial do nome do autor com uma vírgula. Não usar vírgulas invertidas para o título. Não inclua o país ou cidade da editora].

> Dois autores

Anderson, C., & Johnson, L. (2003). O impressionante trabalho de psicologia. Lucerne Publishing.

(Se for um e-book, por favor adicione a URL ou DOI no final).

 


Capítulo de livro

Sobrenome do autor, primeiro nome inicial (Ano). Título do capítulo. In, Nome do autor, Sobrenome, (Ed.) Título do livro, (pp. xx-xx). Editora

Salguero, A. (2013). Masculinidade como uma configuração dinâmica de identidades. In, J. C. Ramírez e J. C. Cervantes (Coord.), Los hombres en México. Veredas recorridas y por andar. Una mirada a los estudios de género de los hombres, las masculinidades, (pp. 37-52). Universidade de Guadalajara.

[Use as seguintes abreviações, conforme apropriado.

Editor (Ed.), compilador (Comp.), diretor (Dir.) colaborador (Colab.), organizador (Org.) Coordenadores (Coord.)]

 


Artigos de periódicos

> Um autor

Sobrenome do autor, primeira inicial do autor (Ano). Título do artigo. Nome do periódico, volume(número), páginas. DOI ou URL

Kozlarek, O. (2020). Dois projetos de Teoria Crítica. Um olhar científico cultural. A religião. Revista De Ciencias Sociales Y Humanidades, 5(26), 17-28. https://doi.org/10.46652/rgn.v5i26.747

 


>Dois ou mais autores:

Caisar Darma, D., Maria, S., Kasuma, J., & Lestari, D. (2020). Fatores envolvidos no número de visitas turísticas em Muara Badak, Indonésia. Religião. Journal Of Social Sciences And Humanities, 5(24), 142-151. https://doi.org/10.46652/rgn.v5i24.623

 


Websites

Jornais on-line, artigos institucionais

Peiró, P. (2019, 22 de novembro). 80% dos adolescentes do mundo não fazem o exercício mínimo recomendado. EL PAÍS. https://elpais.com/elpais/2019/11/18/planeta_futuro/157408 6350_697117.html.


[Quando uma URL excede uma linha, é necessário encurtá-la usando um encurtador em linha. Recomendamos https://cutt.ly/es

Não encurte o DOI. Certifique-se sempre de que o link não esteja quebrado e vá diretamente para a fonte citada e não para uma página geral.


Tese

>Empresa

Fernández González, A. (2010). La inteligencia emocional como variable predictora de adaptación psicosocial en estudiantes de la Comunidad de Madrid (Tese de doutorado). Universidad Autónoma de Madrid, Madrid.

>Eletrônico

García, P. (2011). La paz perdida. Territórios coletivos, palma africana e conflito armado no Pacífico colombiano (Tese de doutorado, Flacso). Flacso Equador Repositório Digital. http://hdl.handle.net/10469/3336


CONFERÊNCIAS

Alonso-Vega, J., Álvarez-Iglesias, A., Ávila-Herrero, I., e Froxán-Parga, M. X. (2019, 18 de junho). Análise da interação verbal da intervenção a um adulto com graves problemas comportamentais [Apresentação do pôster]. XVI Congresso Europeu de Psicologia, Moscou, Rússia. https://doi.org/10.26226/morressier.5cf632bbaf72dec2b05 5469e

LEGISLAÇÃO

Ley Orgánica 8/2013, de 9 de diciembre, para la mejora de la calidad educativa. Boletín Oficial del Estado, no. 295, de 10 de dezembro de 2013, pp. 97858 a 97921. http://www.boe.es/boe/dias/2013/12/10/pdfs/BOE-A-2013-12886.pdf

BLOGS

O uso de blogs não é recomendado para a comprovação de um artigo científico.