Resumo
A arrecadação de tributos é tarefa fundamental para o financiamento do Estado, mas quando os contribuintes não cumprem essa obrigação, a Receita Federal se vê obrigada a iniciar o processo de execução coercitiva. É nessa instância que a falta de clareza e coerência das normas tributárias se torna um problema tanto para o contribuinte quanto para a administração, pois fica a critério desta última tomar atitudes fundamentais, como a concessão de medidas cautelares, que podem afetar os direitos constitucionais do usuário. O objetivo principal do estudo é avaliar a eficácia dos processos de execução coercitiva fundamentados pela Receita Federal na proteção do direito à propriedade e à segurança jurídica, para o que foi aplicado o método misto, mediante a aplicação de pesquisas a cem usuários do sistema tributário e entrevistas semiestruturadas a profissionais do direito. Após o processamento dos dados, fica evidente que a população rejeita a atuação dos servidores que executam o processo coercitivo, uma vez que a previsão desproporcional de medidas como a retenção ou a proibição de alienação afeta significativamente seus direitos. Em conclusão, conclui-se que a falta de clareza e harmonização da legislação tributária possibilita que os funcionários públicos violem o princípio da boa-fé e ultrapassem os limites do direito de propriedade e da segurança jurídica das pessoas filiadas ao sistema tributário com suas ações.
Referências
Abásolo, E. (2023). Metodología de la investigación científica en Derecho. Dykinson.
Campos Lozada, M. (2022). Bienes y derechos reales. IURE Editores.
Constitución de la República del Ecuador. (2008). Asamblea Constituyente. Registro Oficial No. 449. https://lc.cx/YI1k8D
Cusi Alanoca, J. (2022). Sistema de sana crítica racional: debido proceso y seguridad jurídica. J.M. BOSCH EDITOR.
Cusi Alanoca, J. L. (2022). Sana crítica, la garantía del debido proceso constitucional y seguridad jurídica. Ediciones Olejnik.
Escobar, G. (2014). La prelación de créditos y la pensión alimenticia [Trabajo de grado, Universidad Técnica de Ambato]. https://lc.cx/DgiDN3
García Estrada, L. (2012). Técnicas de investigación de campo y documental: basado en competencias. Grupo Editorial Éxodo.
Gregorio Rojas, N. (2023). Metodología de la investigación para anteproyectos. Research Methodology for Preliminary Projects. Educación Superior, (34), 206. https://doi.org/10.56918/es.2022.i34.pp206
Hayeck, F. (2020). Caminos de Servidumbre. Alianza Editorial.
Pérez, L., Pérez, R., y Seca, M. V. (2020). Metodología de la investigación científica. Editorial Maipue.
Ramírez, E. (2007). Tratado de Derechos Reales. Editorial Rodhas SAC.
Trejo Sánchez, K. (2021). Fundamentos de metodología para la realización de trabajos de investigación. Editorial Parmenia, Universidad La Salle México.
Urquizo Maggia, D. (2009). La Delegación del Poder Tributario en el Poder Ejecutivo, su regulación en el Perú y otros países andinos. UASB.

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Estiven Eduardo Quinatoa Díaz, Klever Rumaldo Caguana Chimborazo
